Santo Condestável D. Nuno Álvares Pereira: o herói que ainda não compreendemos

6 Novembro 2023

Estátua Equestre do Santo Condestável D. Nuno Álvares Pereira junto ao Mosteiro da Batalha. (Foto: creationearth)

«Havemos de reconhecer que o Condestável ainda não teve a consagração que merece. As grandes praças, as grandes avenidas, têm outros nomes, não o dele. Há estátuas de figuras bem secundárias; ele não tem estátua. Até nas nossas igrejas é raro encontrar a imagem do santo herói de Portugal. Parece que ainda não o compreendemos.

«Muito se enganam ao apelidar de medieval a sua vida cristã. O Evangelho não é medieval, é de sempre; e o Condestável, porque é santo, dá testemunho do Evangelho, numa actualidade impressionante.

«Saiba Portugal meditar o exemplo dos seus heróis e dos seus santos; saiba meditar e seguir o exemplo deste que é dos maiores da nossa História, e Deus mais uma vez nos salvará.»

(Leia todo o artigo de D. Francisco Rendeiro, O.P., Bispo do Algarve, 1961, publicado em Senza Pagare, no dia 6 de Novembro, festa do Santo Condestável)

IPEC - Telegram

Ultimos artigos

Povo, massa, verdadeira e falsa popularidade

Povo, massa, verdadeira e falsa popularidade

As eleições são acontecimentos que mexem profundamente com a opinião pública e que revelam muita coisa sobre o fenómeno da popularidade autêntica, da «popularidade» fabricada ou mesmo da impopularidade dos candidatos.

Biblioteca

O Regicídio de 1908
O Regicídio de 1908

Este livro é obra do Professor catedrático de Coimbra, Doutor Aníbal Pinto de Castro, tendo forte conteúdo  evocativo e rara beleza literária....

Share This