Sagração de Pepino o Breve, Rei dos Francos

27 Julho 2022

Pepino o Breve, Rei dos Francos e primeiro monarca da Dinastia Carolíngia

A sagração de Pepino o Breve como Rei dos Francos ocorreu a 27 de Julho do ano 754. Os seus filhos e herdeiros, Carlomano e Carlos (futuro Carlos Magno), receberam também a sagração nessa mesma data (ambos sucederiam conjuntamente ao pai quatorze anos mais tarde). Durante os mil anos consecutivos, todos os soberanos da França reportar-se-iam a essa sagração, sendo coroados conforme o mesmo ritual.

Com o fim do Império Romano do Ocidente (476 D.C.), o Papa passou a ser praticamente  a única autoridade preservada na Itália. Em razão disso, ou seja, para manter a ordem, mesmo material, exerceu poder de governação nas terras italianas assoladas pelas invasões dos bárbaros germanos. No fim do século VIII, Pepino o Breve, e depois, no ano 800, Carlos Magno, após vencerem os lombardos, que ameaçavam o Papa, confirmaram a soberania pontifícia sobre as terras do centro da Itália, em torno de Roma, originando-se assim os Estados Pontifícios.

O Papa perdeu o domínio temporal e os Estados Pontifícios por ocasião da unificação italiana, em 1870.

IPEC - Telegram

Ultimos artigos

25 de Abril, 50 anos depois: Meio século de ataques à Família e à Ordem Cristã

25 de Abril, 50 anos depois: Meio século de ataques à Família e à Ordem Cristã

A «liberdade» e a «democracia», tão proclamadas no 25 de Abril de 1974, foram rapidamente engolidas pelas forças da esquerda. O «contra-golpe» do 25 de Novembro impediu que o Partido Comunista tomasse conta do Poder, mas não foi senão um recuo estratégico da Revolução para entregar os destinos do País ao socialismo e aos seus aliados da social-democracia. Portugal entrou então em lenta agonia e a Família — célula mater de toda a sociedade — foi a mas atacada de todas as instituições, conforme descreve este Manifesto.

Biblioteca

O Regicídio de 1908
O Regicídio de 1908

Este livro é obra do Professor catedrático de Coimbra, Doutor Aníbal Pinto de Castro, tendo forte conteúdo  evocativo e rara beleza literária....

Share This