O vício capital da inveja na visão de Ramón Llull

20 Dezembro 2020

Beato Ramón Llul (Espanha, 1232-1316)

«O que caracteriza a inveja é a tristeza pelo bem alheio que não se possui. O invejoso se atormenta porque outro tem algo que ele queria ter ou é alguma coisa que ele queria ser. E, em consequência, ele se esforça para privar o outro daquele bem, ainda que não possa vir a possuí-lo, somente pelo gosto de não ver outra pessoa que a algum título o supere.»

Estudo da autoria do Prof. Doutor Armando Alexandre dos Santos, com grande actualidade para os nossos dias, marcados pela ausência e rejeição dos valores morais e sua inevitável substituição pelos vícios que têm minado a sociedade contemporânea e a Civilização Cristã.

ARMANDO ALEXANDRE DOS SANTOS é licenciado em História e doutorado em Filosofia e Letras pela Universidade de Alicante (Espanha). É Professor de História Militar na Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista, escritor e membro da Academia Portuguesa da História e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

NR: Esta matéria foi escrita em genuíno e correcto português do Brasil, não devendo, portanto, confundir-se com uma aplicação das «regras» do chamado «Acordo Ortográfico», o qual é categoricamente rejeitado pela nossa Redacção.

Ultimos artigos

Condecorado por terrorismo

Condecorado por terrorismo

Até 1974, o 10 de Junho era uma data para honrar a Nação e os seus heróis. Depois do 25 de Abril, subverteu-se-lhe o sentido e as suas comemorações passaram a ser usadas para glorificar os figurões da esquerda. Este foi um dos «legados» do Presidente Jorge Sampaio.

Biblioteca

São Tomás de Aquino
São Tomás de Aquino

Enquanto outros elevavam ao céu prodigiosas catedrais, São Tomás edificou, com a mesma lógica simples e poderosa, um sistema filosófico...

Share This