O vício capital da inveja na visão de Ramón Llull

20 Dezembro 2020

Beato Ramón Llul (Espanha, 1232-1316)

«O que caracteriza a inveja é a tristeza pelo bem alheio que não se possui. O invejoso se atormenta porque outro tem algo que ele queria ter ou é alguma coisa que ele queria ser. E, em consequência, ele se esforça para privar o outro daquele bem, ainda que não possa vir a possuí-lo, somente pelo gosto de não ver outra pessoa que a algum título o supere.»

Estudo da autoria do Prof. Doutor Armando Alexandre dos Santos, com grande actualidade para os nossos dias, marcados pela ausência e rejeição dos valores morais e sua inevitável substituição pelos vícios que têm minado a sociedade contemporânea e a Civilização Cristã.

ARMANDO ALEXANDRE DOS SANTOS é licenciado em História e doutorado em Filosofia e Letras pela Universidade de Alicante (Espanha). É Professor de História Militar na Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista, escritor e membro da Academia Portuguesa da História e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

NR: Esta matéria foi escrita em genuíno e correcto português do Brasil, não devendo, portanto, confundir-se com uma aplicação das «regras» do chamado «Acordo Ortográfico», o qual é categoricamente rejeitado pela nossa Redacção.