O Príncipe D. Luiz de Orléans e Bragança na Primeira Guerra Mundial

14 Abril 2021


Recentemente publicado pelo Prof. Doutor Armando Alexandre dos Santos, esta obra narra o envolvimento que teve na Primeira Guerra Mundial o Príncipe Dom Luiz de Orléans e Bragança (1878-1920), filho da Princesa Imperial Isabel de Bragança e do Príncipe Gastão de Orléans, Conde d´Eu.

Esta notável figura da Família Imperial do Brasil passou para a História com o epíteto de «Príncipe Perfeito», tal foi o brilho com que honrou as suas responsabilidades de Herdeiro do Trono, no duro exílio a que foi sujeito pelo golpe que em 1889 instaurou a república naquele país.

Sacrificando gravemente a sua saúde nas trincheiras da Primeira Grande Guerra, ao serviço do Exército Britânico, nunca deixou de se dedicar com fervor à causa da restauração monárquica no Brasil.

Foi um respeitado intelectual, autor de livros premiados,  e homem muito estimado e admirado pelo seu cavalheirismo e amor à sua terra natal.

«Homem como poucos, príncipe como nenhum», assim se referiu a ele o Rei Alberto II da Bélgica.

O documento que aqui disponibilizamos é uma resenha do Coronel Carlos Roberto Carvalho Daróz, publicada na «Revista do Insituto de Geografia e História Militar do Brasil». Complementamos também com uma entrevista concedida pelo Autor à revista «Herdeiros do Porvir», da associação brasileira «Pró Monarquia».

Ultimos artigos

Condecorado por terrorismo

Condecorado por terrorismo

Até 1974, o 10 de Junho era uma data para honrar a Nação e os seus heróis. Depois do 25 de Abril, subverteu-se-lhe o sentido e as suas comemorações passaram a ser usadas para glorificar os figurões da esquerda. Este foi um dos «legados» do Presidente Jorge Sampaio.

Biblioteca

São Tomás de Aquino
São Tomás de Aquino

Enquanto outros elevavam ao céu prodigiosas catedrais, São Tomás edificou, com a mesma lógica simples e poderosa, um sistema filosófico...

Share This