O Príncipe D. Luiz de Orléans e Bragança na Primeira Guerra Mundial

14 Abril 2021


Recentemente publicado pelo Prof. Doutor Armando Alexandre dos Santos, esta obra narra o envolvimento que teve na Primeira Guerra Mundial o Príncipe Dom Luiz de Orléans e Bragança (1878-1920), filho da Princesa Imperial Isabel de Bragança e do Príncipe Gastão de Orléans, Conde d´Eu.

Esta notável figura da Família Imperial do Brasil passou para a História com o epíteto de «Príncipe Perfeito», tal foi o brilho com que honrou as suas responsabilidades de Herdeiro do Trono, no duro exílio a que foi sujeito pelo golpe que em 1889 instaurou a república naquele país.

Sacrificando gravemente a sua saúde nas trincheiras da Primeira Grande Guerra, ao serviço do Exército Britânico, nunca deixou de se dedicar com fervor à causa da restauração monárquica no Brasil.

Foi um respeitado intelectual, autor de livros premiados,  e homem muito estimado e admirado pelo seu cavalheirismo e amor à sua terra natal.

«Homem como poucos, príncipe como nenhum», assim se referiu a ele o Rei Alberto II da Bélgica.

O documento que aqui disponibilizamos é uma resenha do Coronel Carlos Roberto Carvalho Daróz, publicada na «Revista do Insituto de Geografia e História Militar do Brasil». Complementamos também com uma entrevista concedida pelo Autor à revista «Herdeiros do Porvir», da associação brasileira «Pró Monarquia».

Ultimos artigos

Que valores europeus?

Que valores europeus?

A União Europeia não quer reconhecer a alguns dos Estados-Membros o direito soberano de legislarem em defesa da Vida. É a nova União Soviética da Europa Ocidental…

Biblioteca

São Tomás de Aquino
São Tomás de Aquino

Enquanto outros elevavam ao céu prodigiosas catedrais, São Tomás edificou, com a mesma lógica simples e poderosa, um sistema filosófico...

Share This