O Instituto Português de Estudos Contemporâneos – IPEC, tem o prazer de apresentar aos seus seguidores, benfeitores, amigos e correspondentes uma nova entidade recentemente criada com o nobre propósito de reforçar as hostes que combatem pela Civilização Cristã.
Trata-se do Instituto São Teotónio, cujos objectivos consistem em encorajar e fortalecer a vida intelectual e espiritual de todos as pessoas, para que possam impregnar e aperfeiçoar a ordem temporal do mundo com o espírito do Evangelho, contribuindo assim para o desenvolvimento da Civilização Cristã.
Inteiramente ao serviço de Deus e da Santa Igreja, o Instituto São Teotónio existe para transmitir a Fé Católica e fazê-la penetrar «nas leis, costumes e instituições da sociedade civil», conforme ensinou o Papa Leão XIII na sua encíclica Immortale Dei.
Há entidades religiosas e leigas que, embora defendendo bons princípios e valores, olham muitas vezes o aparecimento de novas e salutares organizações como uma «concorrência» que pode colocar em «perigo» a sua visibilidade, retirar-lhes apoios e desviar-lhes recursos financeiros. Não acolhem os recém-chegados, olham-nos com desconfiança, temem o seu idealismo, a sua dedicação e rejeitam qualquer tipo de aliança com eles. Esta visão, infelizmente tão comum no nosso país, é sabidamente condicionada por misérias humanas, mentalidades mesquinhas, orgulhos pessoais e falta de Fé, constituindo um dos factores que mais tem contribuído para dividir os bons e facilitar o avanço dos perversos.
Assim como no passado da nossa Civilização Ocidental sempre houve lugar para o contínuo aparecimento de novas ordens religiosas, novas associações e instituições leigas, novas vocações, novos meios de ensinar, civilizar e evangelizar, como é possível que hoje – em tempos muitíssimo mais carentes de Fé e de Verdade – não haja uma necessidade incomparavelmente maior de organizações dedicadas ao bom combate?
Por muitas que apareçam e por mais excelentes que sejam, nunca serão suficientes para as infindáveis e contínuas necessidades de instaurare omnia in Christo – de tudo restaurar em Cristo – segundo o lema do grande Papa São Pio X.
Aqui ficam, pois, as nossas boas-vindas ao Instituto São Teotónio com os votos de que este Santo, confessor e conselheiro de El-Rei D. Afonso Henriques, seja também o seu guia e estandarte nas batalhas pela nova Reconquista de Portugal.