Instituto São Teotónio – Apresentação

8 Julho 2021

O Instituto Português de Estudos Contemporâneos – IPEC, tem o prazer de apresentar aos seus seguidores, benfeitores, amigos e correspondentes uma nova entidade recentemente criada com o nobre propósito de reforçar as hostes que combatem pela Civilização Cristã.

Trata-se do Instituto São Teotónio, cujos objectivos consistem em encorajar e fortalecer a vida intelectual e espiritual de todos as pessoas, para que possam impregnar e aperfeiçoar a ordem temporal do mundo com o espírito do Evangelho, contribuindo assim para o desenvolvimento da Civilização Cristã.

Inteiramente ao serviço de Deus e da Santa Igreja, o Instituto São Teotónio existe para transmitir a Fé Católica e fazê-la penetrar «nas leis, costumes e instituições da sociedade civil», conforme ensinou o Papa Leão XIII na sua encíclica Immortale Dei.

Instituto São Teotónio – Teaser Oficial (1:34)

Há entidades religiosas e leigas que, embora defendendo bons princípios e valores, olham muitas vezes o aparecimento de novas e salutares organizações como uma «concorrência» que pode colocar em «perigo» a sua visibilidade, retirar-lhes apoios e desviar-lhes recursos financeiros. Não acolhem os recém-chegados, olham-nos com desconfiança, temem o seu idealismo, a sua dedicação e rejeitam qualquer tipo de aliança com eles. Esta visão, infelizmente tão comum no nosso país, é sabidamente condicionada por misérias humanas, mentalidades mesquinhas, orgulhos pessoais e falta de Fé, constituindo um dos factores que mais tem contribuído para dividir os bons e facilitar o avanço dos perversos.

Assim como no passado da nossa Civilização Ocidental sempre houve lugar para o contínuo aparecimento de novas ordens religiosas, novas associações e instituições leigas, novas vocações, novos meios de ensinar, civilizar e evangelizar, como é possível que hoje – em tempos muitíssimo mais carentes de Fé e de Verdade – não haja uma necessidade incomparavelmente maior de organizações dedicadas ao bom combate?

Por muitas que apareçam e por mais excelentes que sejam, nunca serão suficientes para as infindáveis e contínuas necessidades de instaurare omnia in Christo – de tudo restaurar em Cristo – segundo o lema do grande Papa São Pio X.

Aqui ficam, pois, as nossas boas-vindas ao Instituto São Teotónio com os votos de que este Santo, confessor e conselheiro de El-Rei D. Afonso Henriques, seja também o seu guia e estandarte nas batalhas pela nova Reconquista de Portugal.

Ultimos artigos

Condecorado por terrorismo

Condecorado por terrorismo

Até 1974, o 10 de Junho era uma data para honrar a Nação e os seus heróis. Depois do 25 de Abril, subverteu-se-lhe o sentido e as suas comemorações passaram a ser usadas para glorificar os figurões da esquerda. Este foi um dos «legados» do Presidente Jorge Sampaio.

Biblioteca

São Tomás de Aquino
São Tomás de Aquino

Enquanto outros elevavam ao céu prodigiosas catedrais, São Tomás edificou, com a mesma lógica simples e poderosa, um sistema filosófico...

Share This