Insectos: O «alimento» da «nova ordem mundial» e de seus escravos

16 Fevereiro 2023

Foto: RACV

Mensagem de um cidadão enviada ao Modelo-Continente a propósito da venda de «alimentos» feitos de insectos:

“Exmos. Senhores,

Sou cliente do Modelo Continente de Ponte de Lima.

A União Europeia, nomeadamente através do Regulamento de Execução (UE) 2023/5, da Comissão, de 3 de janeiro de 2023, tem vindo a autorizar a utilização de ingredientes à base de insectos na produção de alimentos.

Nos termos do disposto do acima referido Regulamento, conjugado com o Regulamento de Execução (UE) 2017/2470 da Comissão, de 20 de dezembro de 2017, o pó de grilo doméstico pode ser utilizado como ingrediente na produção de:

– Pães e pãezinhos multicereais;
– Bolachas de água-e-sal e gressinos;
– Barras de cereais;
– Pré-misturas para produtos de panificação e pastelaria (secas);
– Bolachas e biscoitos;
– Produtos à base de massas alimentícias (secos);
– Produtos à base de massas alimentícias recheados (secos);
– Molhos;
– Produtos transformados à base de batata, pratos à base de leguminosas e de produtos hortícolas, “pizzas”, pratos à base de massas alimentícias;
– Soro de leite em pó;
– Sucedâneos de carne;
– Sopas e sopas concentradas ou em pó;
– Snacks à base de farinha de milho;
– Bebidas semelhantes à cerveja;
– Produtos de confeitaria à base de chocolate;
– Frutos de casca rija e sementes oleaginosas;
– Snacks que não batatas fritas;
– Preparados de carne.

Considerando que a maioria dos consumidores não deseja incluir na sua dieta insectos ou ingredientes à base de insectos e que a menção na rotulagem a tal tipo de ingredientes não é evidente e tampouco clara para o consumidor médio, considero constituir uma responsabilidade ética do estabelecimento de venda de produtos alimentares prestar aos seus consumidores uma informação clara a este respeito.

Por consequência, devem V. Exas. diligenciar no sentido de assinalar adequadamente nos vossos estabelecimentos os produtos que contenham ingredientes à base de insectos, de maneira a que os vossos clientes possam tomar a decisão de comprá-los ou não comprá-los de forma informada.

O teor desta mensagem será distribuído por milhares de pessoas.

Cumprimentos.

Autor: «Por respeito à identidade da pessoa escolhi ocultar»


Texto do Regulamento de execução (UE) 2023/5 da Comissão:
«Pó parcialmente desengordurado de Acheta domesticus (grilo-doméstico) – O novo alimento é um pó parcialmente desengordurado obtido de Acheta domesticus (grilo-doméstico) inteiro na sequência de uma série de etapas que envolvem um período de 24 horas de jejum dos insectos, a fim de lhes permitir eliminar o conteúdo intestinal, a occisão dos insectos por congelação, a lavagem, o processamento térmico, a secagem, a extracção de óleo (extrusão mecânica) e a trituração.»

IPEC - Telegram

Ultimos artigos

25 de Abril, 50 anos depois: Meio século de ataques à Família e à Ordem Cristã

25 de Abril, 50 anos depois: Meio século de ataques à Família e à Ordem Cristã

A «liberdade» e a «democracia», tão proclamadas no 25 de Abril de 1974, foram rapidamente engolidas pelas forças da esquerda. O «contra-golpe» do 25 de Novembro impediu que o Partido Comunista tomasse conta do Poder, mas não foi senão um recuo estratégico da Revolução para entregar os destinos do País ao socialismo e aos seus aliados da social-democracia. Portugal entrou então em lenta agonia e a Família — célula mater de toda a sociedade — foi a mas atacada de todas as instituições, conforme descreve este Manifesto.

Biblioteca

O Regicídio de 1908
O Regicídio de 1908

Este livro é obra do Professor catedrático de Coimbra, Doutor Aníbal Pinto de Castro, tendo forte conteúdo  evocativo e rara beleza literária....

Share This