Há 525 anos chegou Vasco da Gama à Índia

20 Maio 2023

Chegada de Vasco da Gama à Índia e sua recepção pelo Samorim de Calecute (pintura de Veloso Salgado, Sociedade de Geografia de Lisboa)

Foi há 525 anos, a 20 de Maio de 1478, que Vasco da Gama e as suas naus chegaram a Kappakadavu, perto de Calecute, no actual estado indiano de Kerala.

Após os contactos iniciados por um degredado, Vasco da Gama desembarcou finalmente em Calecute, sendo recebido pelo Samorim, governante local. Com este feito tornou-se o primeiro navegador e almirante do Mundo Ocidental a navegar entre a Europa e a Índia.

Muitos mais feitos e prodígios fizeram os portugueses no âmbito das grandes viagens marítimas e dos contactos com povos remotos, ligando a Europa às Américas e à Ásia. A civilização europeia e outras civillizações não seriam as mesmas se Vasco da Gama não tivesse feito esta navegação há 525 anos.

IPEC - Telegram

Ultimos artigos

25 de Abril, 50 anos depois: Meio século de ataques à Família e à Ordem Cristã

25 de Abril, 50 anos depois: Meio século de ataques à Família e à Ordem Cristã

A «liberdade» e a «democracia», tão proclamadas no 25 de Abril de 1974, foram rapidamente engolidas pelas forças da esquerda. O «contra-golpe» do 25 de Novembro impediu que o Partido Comunista tomasse conta do Poder, mas não foi senão um recuo estratégico da Revolução para entregar os destinos do País ao socialismo e aos seus aliados da social-democracia. Portugal entrou então em lenta agonia e a Família — célula mater de toda a sociedade — foi a mas atacada de todas as instituições, conforme descreve este Manifesto.

Biblioteca

O Regicídio de 1908
O Regicídio de 1908

Este livro é obra do Professor catedrático de Coimbra, Doutor Aníbal Pinto de Castro, tendo forte conteúdo  evocativo e rara beleza literária....

Share This