«Graus e formas de comunismo: anticlericalismo, campanhas de educação sexual para libertação de “falsos preconceitos”, socialismo pedagógico… Qualquer destes abcessos do comunismo negará ser comunista integral: busca apenas um ideal que tem como base a igualdade de todos. Se chegassem à realização de todos estes “ideais” juntos, veríamos com assombro o comunismo integral. Numa soma, cada parcela não é o total. O total é a soma destas parcelas todas.»
Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995)
«É mais útil estudar os homens do que os livros.»
François de La Rochefoucauld (1613-1680)
«A cultura é o que subsiste quando se esqueceu tudo o que se aprendeu.»
Selma Lagerlöf (1858-1940)
«Se alguma coisa não vale a pena ser dita, cante-a.»
Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais (1732-1799)
«A música é som que pensa.»
Victor Hugo (1802-1885)
«Existe um assunto sério por trás de cada comédia.»
Jack Nicholson (1937)
«A primeira condição de quem escreve é não aborrecer.»
Machado de Assis (1839-1908)
«A crítica compara sempre. O incomparável escapa-lhe.»
Jean Cocteau (1889-1963)
«Antes de escrever, aprenda a pensar.»
Nicholas Boileau (1636-1711)
«A melhor maneira de combater o comunismo não é por uma doutrinação oriunda dos princípios da Revolução Francesa, mas pela desassombrada pregação do verdadeiro Evangelho, o de Nosso Senhor Jesus Cristo, inclusive para manter a disciplina nas Forças Armadas.»
Plínio Corrêa de Oliveira
«O comunismo é um mal profundo, decorrente da corrupção de todas as células e tecidos sociais. Se, portanto, quisermos enfrentar o mal, deveremos fazê-lo pelo combate às suas causas mais remotas e perigosas. E a “causa causarum” do mal não é outra coisa senão a irreligião. Nesta luta, seremos soldados ou desertores, heróis ou covardes.»
Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995)
«Pensando no comunismo — esta imensa empresa de agressão mundial — eu diria que nunca tantos desejaram tanto mal, um mal tão profundo, [nunca tantos] desejaram a aplicação de um programa tão errado, proclamaram a ruína de verdades tão fundamentais e tão patentes quanto faz o comunismo internacional.» (27-11-1976)
Plínio Corrêa de Oliveira
«Os pontos mais importantes da filosofia de São Tomás de Aquino, não devem ser considerados como algo opinável, que se possa discutir, mas como os fundamentos nos quais assenta toda a ciência do natural e do divino. Se forem rechaçados estes fundamentos ou se forem pervertidos, seguir-se-á necessariamente que aqueles que estudam as ciências sagradas nem sequer poderão captar o significado daquelas palavras pelas quais o magistério da Igreja expõe os dogmas revelados por Deus».
Papa São Pio X, Motu Proprio Doctoris Angelicus