Frases e pensamentos de ontem, de hoje e de sempre

22 Maio 2023

«Graus e formas de comunismo: anticlericalismo, campanhas de educação sexual para libertação de “falsos preconceitos”, socialismo pedagógico… Qualquer destes abcessos do comunismo negará ser comunista integral: busca apenas um ideal que tem como base a igualdade de todos. Se chegassem à realização de todos estes “ideais” juntos, veríamos com assombro o comunismo integral. Numa soma, cada parcela não é o total. O total é a soma destas parcelas todas.»
Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995)

«É mais útil estudar os homens do que os livros.»
François de La Rochefoucauld (1613-1680)

«A cultura é o que subsiste quando se esqueceu tudo o que se aprendeu.»
Selma Lagerlöf (1858-1940)

«Se alguma coisa não vale a pena ser dita, cante-a.»
Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais (1732-1799)

«A música é som que pensa.»
Victor Hugo (1802-1885)

«Existe um assunto sério por trás de cada comédia
Jack Nicholson (1937)

«A primeira condição de quem escreve é não aborrecer
Machado de Assis (1839-1908)

«A crítica compara sempre. O incomparável escapa-lhe
Jean Cocteau (1889-1963)

«Antes de escrever, aprenda a pensar
Nicholas Boileau (1636-1711)

«A melhor maneira de combater o comunismo não é por uma doutrinação oriunda dos princípios da Revolução Francesa, mas pela desassombrada pregação do verdadeiro Evangelho, o de Nosso Senhor Jesus Cristo, inclusive para manter a disciplina nas Forças Armadas.»
Plínio Corrêa de Oliveira

«O comunismo é um mal profundo, decorrente da corrupção de todas as células e tecidos sociais. Se, portanto, quisermos enfrentar o mal, deveremos fazê-lo pelo combate às suas causas mais remotas e perigosas. E a “causa causarum” do mal não é outra coisa senão a irreligião. Nesta luta, seremos soldados ou desertores, heróis ou covardes.»
Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995)

«Pensando no comunismo — esta imensa empresa de agressão mundial — eu diria que nunca tantos desejaram tanto mal, um mal tão profundo, [nunca tantos] desejaram a aplicação de um programa tão errado, proclamaram a ruína de verdades tão fundamentais e tão patentes quanto faz o comunismo internacional.» (27-11-1976)
Plínio Corrêa de Oliveira

«Os pontos mais importantes da filosofia de São Tomás de Aquino, não devem ser considerados como algo opinável, que se possa discutir, mas como os fundamentos nos quais assenta toda a ciência do natural e do divino. Se forem rechaçados estes fundamentos ou se forem pervertidos, seguir-se-á necessariamente que aqueles que estudam as ciências sagradas nem sequer poderão captar o significado daquelas palavras pelas quais o magistério da Igreja expõe os dogmas revelados por Deus».

Papa São Pio X, Motu Proprio Doctoris Angelicus

IPEC - Telegram

Ultimos artigos

AUTÊNTICO SENTIDO DA GRANDEZA LUSA

AUTÊNTICO SENTIDO DA GRANDEZA LUSA

Vale a pena reler e reflectir sobre o manifesto do Centro Cultural Reconquista em defesa do Ultramar Português, publicado apenas dois meses antes do nefasto golpe de 25 de Abril de 1974. Precisamente há 50 anos…

Biblioteca

O Regicídio de 1908
O Regicídio de 1908

Este livro é obra do Professor catedrático de Coimbra, Doutor Aníbal Pinto de Castro, tendo forte conteúdo  evocativo e rara beleza literária....

Share This