Eutanásia: grave questão de consciência para um Presidente católico

26 Fevereiro 2021


Portugal vive uma grave crise do sistema de saúde e do sistema político, fruto da epidemia Covid-19. As causas são bem diversas, uma vez que há muitas estranhezas e operações de propaganda, tentando pintar um quadro da situação mais grave que a realidade. As rádios e televisões enchem praticamente todos os seus noticiários com informações dramatizadas da epidemia. Deste modo, muitos outros factos importantes da vida pública, são relegados ao quase esquecimento.
Foi assim que, aproveitando o caos provocado pela epidemia, a discussão sobre a eutanásia voltou subrepticiamente ao Parlamento português. E nos últimos dias de Janeiro a lei que autoriza a eutanásia e o suicídio assistido foi aprovada por 136 votos a favor, 4 abstenções e 78 votos contra. A aprovação é ainda uma gritante contradição com o que se vive naquele país, em que o mundo político apela e impõe medidas draconianas, e sem eficiência comprovada, para submeter Portugal a um lockdown quase generalizado, em nome de “salvar vidas”. Agora a lei deve ser submetida à sanção presidencial.
Se for promulgada pelo Presidente da República, Portugal será o quarto país na Europa e o sétimo no mundo, a legalizar a eutanásia. O Instituto Português de Estudos Contemporâneos acaba de lançar um apelo ao Presidente da República para que use o seu poder de veto: «A eutanásia é uma grave questão de consciência para um Presidente que se diz católico e para todos os Portugueses; Portugal necessita de soluções de apoio à saúde e à vida, não de incentivos à morte!»

Ultimos artigos

Condecorado por terrorismo

Condecorado por terrorismo

Até 1974, o 10 de Junho era uma data para honrar a Nação e os seus heróis. Depois do 25 de Abril, subverteu-se-lhe o sentido e as suas comemorações passaram a ser usadas para glorificar os figurões da esquerda. Este foi um dos «legados» do Presidente Jorge Sampaio.

Biblioteca

São Tomás de Aquino
São Tomás de Aquino

Enquanto outros elevavam ao céu prodigiosas catedrais, São Tomás edificou, com a mesma lógica simples e poderosa, um sistema filosófico...

Share This