Espírito de Família

26 Novembro 2020 | Biblioteca


Mundialização ou globalização são expressões que todos têm hoje nos ouvidos. Procuram elas descrever o processo, aparentemente inexorável, de uniformização planetária da economia, da política, do direito, da cultura, das modas, dos costumes, etc. Se a mundialização dos mercados encerra ainda grandes incógnitas – que alimentam expectativas mais ou menos optimistas em muitos sectores – a generalizada globalização da vida deixa já aparecer alguns efeitos altamente prejudiciais para o homem, para a sociedade e para a própria natureza que nos rodeia.
 
O segundo milénio trouxe consigo inúmeras incertezas. Por toda a parte se ouve falar de crise de valores, expressão ambígua que procura exprimir a profunda perturbação que sofre hoje a sociedade. Certos governantes propõem medidas, sobretudo fiscais, para tentar proteger a instituição familiar, mas estas limitam-se sobretudo à família nuclear. Tais medidas, no entanto, não passam de débeis paliativos, por não atingirem as causas profundas dos males que padece a célula fundamental da sociedade. Com efeito, a instituição familiar vem sendo corroída, há já longo tempo, por um meticuloso processo de demolição.

Apoiado nos ensinamentos das Sagradas Escrituras e do Magistério Pontifício, bem como no pensamento de grandes autores clássicos e de historiadores contemporâneos, Henri Delassus analisou em profundidade e com fina perspicácia os grandes problemas da sociedade contemporânea e apontou a sua solução, que passa por uma necessária restauração do espírito de família no lar, na sociedade e no Estado.

Autor: Henri Delassus
Onde comprar: Editora Caminhos Romanos

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ultimos artigos

Share This