Clemente X: Um papa idoso que não rejeitou o fardo

22 Julho 2022

22 de Julho de 1676 foi a data em que faleceu o Papa Clemente X, após um pontificado que durou apenas 6 anos. Nascido em 1590, tinha 80 anos quando foi eleito.

Clemente X aconselhou os príncipes cristãos a se amarem e a prová-lo por medidas generosas, seguindo uma conduta prudente e escrupulosa. Foi especialmente entre a Espanha e a França que o papa desejou testemunhar uma renovação de sentimentos de bom entendimento.

Em 1671, o papa publicou um decreto pelo qual declarou que um nobre poderia ser comerciante sem perder a sua nobreza, desde que não vendesse no retalho.

Uma das últimas estátuas esculpidas pelo famoso escultor e arquitecto Gian Lorenzo Bernini (1598-1680) foi um busto de Clemente X.

Filho de Lorenzo Altieri e Victoria Delfin, nobre dama veneziana, irmã de Flaminio Delfin, comandante geral dos exércitos pontifícios, e de Gentile Delfin, bispo de Camerino. O seu irmão era Giambattista Altieri. A família Altieri pertencia à antiga nobreza romana e durante séculos desfrutou da mais alta consideração em Roma.

Clemente X foi Papa de 29 de Abril de 1670 até à sua morte.

IPEC - Telegram

Ultimos artigos

AUTÊNTICO SENTIDO DA GRANDEZA LUSA

AUTÊNTICO SENTIDO DA GRANDEZA LUSA

Vale a pena reler e reflectir sobre o manifesto do Centro Cultural Reconquista em defesa do Ultramar Português, publicado apenas dois meses antes do nefasto golpe de 25 de Abril de 1974. Precisamente há 50 anos…

Biblioteca

O Regicídio de 1908
O Regicídio de 1908

Este livro é obra do Professor catedrático de Coimbra, Doutor Aníbal Pinto de Castro, tendo forte conteúdo  evocativo e rara beleza literária....

Share This