Celebração do aniversário da canonização da Rainha Santa Isabel

21 Maio 2021

Rainha Santa Isabel de Portugal (Foto: Confraria da Rainha Santa Isabel – Coimbra)

Comunicado da Confraria da Rainha Santa Isabel e da Liga dos Amigos da Confraria da Rainha Santa Isabel

No próximo dia 25 do corrente mês de Maio assinala-se mais um aniversário da Canonização de Santa Isabel, Princesa de Aragão, Rainha de Portugal e Padroeira da cidade de Coimbra.

Foi no dia 25 de Maio de 1625 que o Papa Urbano VIII proclamou a canonização daquela que o povo sempre considerou santa.

Desde o seu falecimento, mas particularmente após a proclamação da Beatificação de Santa Isabel em 1516 – cujo aniversário se celebrou em 15 de Abril passado -, o culto à Rainha Santa Isabel assume contornos cada vez mais intensos e amplos.

Na sequência deste movimento devocional, que haveria de culminar na canonização de Santa Isabel de Portugal, que agora se celebra, é entretanto fundada em 1560 a Confraria da Rainha Santa Isabel.

Neste ano de 2021, em que a Confraria da Rainha Santa Isabel pretende comemorar as datas mais significativas relacionadas com Santa Isabel de Portugal, é muito importante celebrar este dia de aniversário da sua canonização, dia muito significativo para a cronologia da devoção a Santa Isabel de Portugal, mas também associado à fundação da Confraria da Rainha Santa Isabel.

Para comemorar esta data, a Confraria da Rainha Santa Isabel e a Liga dos Amigos da Confraria da Rainha Santa Isabel mandam celebrar às 18h00 deste dia 25 de Maio, na Igreja da Rainha Santa Isabel, Missa de acção de graças pela exemplar vida acontecida de Santa Isabel de Portugal, celebração aberta ao público com os condicionalismos de distanciamento físico indicados nas orientações das autoridades de saúde e da Conferência Episcopal Portuguesa.

Pelas 21h30 do mesmo dia 25 de Maio, será emitido pelo facebook e youtube da Confraria da Rainha Santa Isabel e por algumas redes sociais da Diocese, um concerto – “Cantatorium Elisabeticum: Música para umas Vésperas da Rainha Santa” – cantado na Igreja da Rainha Santa Isabel pelo Ançãble, grupo vocal de formação familiar, que se tem dedicado à música sacra portuguesa e com estreitas ligações à Confraria da Rainha Santa Isabel.

Este concerto foi previamente gravado sem a presença de público e será transmitido on-line a partir das 21h30 do dia 25 de Maio

A Confraria da Rainha Santa Isabel e a Liga dos Amigos da Confraria da Rainha Santa Isabel contam com a atenta participação de todos!

Com os melhores cumprimentos,

Pela Mesa Administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel e
Pela Direcção da Liga dos Amigos da Confraria da Rainha Santa Isabel,

Joaquim Leandro Costa e Nora

IPEC - Telegram

Ultimos artigos

Isto é o Canadá…

Isto é o Canadá…

No Canadá — tal como ocorre agora em Portugal — os muçulmanos usam e abusam das facilidades que lhe são dadas e ainda podem contar com a cobertura do governo e da chamada «Comunicação Social».

Jogos Olímpicos: opinião dos leitores

Jogos Olímpicos: opinião dos leitores

Superou bem todas as expectativas a onda de reacções e de rejeição à paródia ultrajante que foi a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos. Transcrevemos aqui a opinião de dois leitores católicos dos E.U.A.

Biblioteca

O Regicídio de 1908
O Regicídio de 1908

Este livro é obra do Professor catedrático de Coimbra, Doutor Aníbal Pinto de Castro, tendo forte conteúdo  evocativo e rara beleza literária....

Share This