Catecismo Ilustrado de São Pio X

20 Janeiro 2021 | Biblioteca


Muito aconselhável é, hoje como ontem, o Catecismo de São Pio X, no qual o presente tomo se funda, ornado por belas gravuras explicativas dadas à estampa em 1908, tendo nutrido o ensino e a imaginação de tantas almas por mais de um século. Aquele, pela fidelidade do conteúdo e pela eficácia do método expositivo em perguntas e respostas, é capaz de, segura e expeditamente, formar o cristão na Fé, havendo granjeado já uma multidão de almas para a justa via da santa religião.

Sobre o Catecismo e o ensinamento deste santo Papa:
 
«Hoje, importa ter presente que se agudiza cada vez mais a luta pró e contra Cristo, e que a vitória depende da instrução religiosa; a derrota para cada uma das almas depende da ignorância. Não basta a instrução teórica, sendo necessárias a fé, a vida cristã e a oração»; «o catequista que sobretudo ama as almas e nada poupa em prol delas… realizará um grande bem entre a juventude e os adultos».
Beato Giacomo Alberione
(Prefácio a C. T.  DRAGONE, SSP, Spiegazione del Catechismo di San Pio X per catechisti, Roma, 1963)
 
«A fé como tal é sempre idêntica. Portanto, o Catecismo de São Pio X conserva sempre o seu valor»; «[…] não impede que possa haver pessoas ou grupos de pessoas que se sintam mais à vontade com o Catecismo de São Pio X»; «tinha como características a simplicidade de exposição e a profundidade de conteúdos».
Cardeal Joseph Ratzinger
(Entrevista, 30 Giorni, 4/2003)
 
«Pio X viu com clareza como a ignorância religiosa não apenas conduz as almas individuais, mas a própria sociedade ao declínio e à falta de um pensamento sério nos assuntos mais graves, assim como à negligência no que respeita à dignidade do homem, e, assim, ao amor fraterno»; «identificou na ignorância da doutrina cristã a causa primária do declínio da fé, mantendo por isso que uma sã catequese fosse de suma importância para a restauração da fé. Não é difícil perceber o quão actuais são as observações e conclusões de São Pio X». O seu Catecismo «não é simplesmente um subsídio religioso e histórico que cumpre comemorar, mas permanece como um ponto de referência seguro e indispensável para os dias de hoje».
Cardeal Raymond Leo Burke
(Prefácio a C. SICCARDI,  San Pio X. Vita del Papa che ha ordinato e riformato la Chiesa, Cinisello Balsamo, 2014)

Autor: Papa São Pio X (1835-1914)
Onde comprar: Editora Caminhos Romanos

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

IPEC - Telegram

Ultimos artigos

Isto é o Canadá…

Isto é o Canadá…

No Canadá — tal como ocorre agora em Portugal — os muçulmanos usam e abusam das facilidades que lhe são dadas e ainda podem contar com a cobertura do governo e da chamada «Comunicação Social».

Jogos Olímpicos: opinião dos leitores

Jogos Olímpicos: opinião dos leitores

Superou bem todas as expectativas a onda de reacções e de rejeição à paródia ultrajante que foi a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos. Transcrevemos aqui a opinião de dois leitores católicos dos E.U.A.

25 de Abril, 50 anos depois: Meio século de ataques à Família e à Ordem Cristã

25 de Abril, 50 anos depois: Meio século de ataques à Família e à Ordem Cristã

A «liberdade» e a «democracia», tão proclamadas no 25 de Abril de 1974, foram rapidamente engolidas pelas forças da esquerda. O «contra-golpe» do 25 de Novembro impediu que o Partido Comunista tomasse conta do Poder, mas não foi senão um recuo estratégico da Revolução para entregar os destinos do País ao socialismo e aos seus aliados da social-democracia. Portugal entrou então em lenta agonia e a Família — célula mater de toda a sociedade — foi a mas atacada de todas as instituições, conforme descreve este Manifesto.

Share This