Mais um ano em que saímos à rua para a Caminhada pela Vida. Fazemo-la para dizer não ao aborto e à eutanásia e afirmar os valores da Vida e da Família Natural. Caminhada pela Vida: Aborto Eutanásia — Não!
Desde 2007 que Portugal, todos os anos, assiste aos trágicos números de cerca de 15.000 abortos praticados nos termos da Lei. Para não se falar nos abortos feitos fora do sistema público de saúde e os abortos clandestinos.
Por ano, deixam de nascer em Portugal mais de 15.000 pessoas. Por ano, mais de 15.000 mulheres são “levadas” para este flagelo, sem que lhes tenha sido dada a oportunidade de suprir as suas dificuldades com meios alternativos e apoios. Em cada ano, há 15.000 crianças que deixam de encher as nossas creches ou o 1º ano de escolaridade. Quantos jovens licenciados deixam de poder dar aulas, porque não há crianças? Quantas ruas das nossas cidades, vilas ou aldeias estão já sem crianças?
Estamos a ver definhar um país, uma cultura e uma forma de vida. Por falta de pessoas que continuem este caminho.
Além disso, cada um de nós saberá identificar a tristeza com que viu, algum dia, uma pessoa que lhe é próxima ter feito um aborto. E sabemos que em geral essa pessoa fica “marcada” com uma dor enorme por não ter sido capaz de acolher aquele filho. Sem rodeios… ninguém fica indiferente ao aborto. Vir agora alargar o prazo para a prática do aborto é seguramente mais um acto de cegueira ideológica, de destruição e de pobreza na sociedade e no país.
Porém, a cegueira ideológica tem imperado, e o comodismo… ou simplesmente o conformismo também! É preciso reagir. Não há Portugal sem Portugueses, não há Europa sem Europeus.
(Matéria gentilmente autorizada por ALTERNATIVA PORTUGAL)
COMUNICADO sobre alteração da data prevista para a «Caminhada pela Vida»
«A Plataforma Caminhada pela Vida decidiu adiar a XIª edição da Caminhada pela Vida devido às condições meteorológicas previstas, que iriam impedir a participação de tantas famílias e idosos, que são parte essencial da Caminhada pela Vida.
A Caminhada pela Vida pede desculpa pelo incómodo causado a todos aqueles afectados por esta decisão.
Brevemente comunicaremos o dia e a hora da XI Caminhada Pela Vida que se realizará em Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lisboa, Porto, Santarém e Viseu. »
José Maria Seabra Duque
Coordenador Geral da Caminhada pela Vida