Batalha naval de Matapão

19 Julho 2022

Batalha naval de Matapão (1717). (Imagem: Doce Linajes)

Em 19 de Julho de 1717 ocorreu a batalha naval de Matapão, na qual uma esquadra de Veneza, apoiada por navios de Portugal, da Toscana, da Santa Sé e da Ordem de Malta venceram uma enorme esquadra do Império Otomano.

As forças Católicas coligaram-se a pedido do Papa Clemente XI que conclamou todos os Reis fiéis da Europa a se unirem no combate aos Turcos.

Entre as esquadras Católicas, a que mais de destacou pela bravura foi a Portuguesa, comandada pelo almirante Lopo Furtado de Mendonça.

Em agradecimento ao Rei Dom João V pelo apoio, o Papa Clemente XI elevou a Sé de Lisboa ao estatuto de Patriarcado, privilégio apenas partilhado por Veneza (exceptuando Roma) no Ocidente.

(Para mais detalhes sobre a Batalha de Matapão, leia também o artigo de Alfredo Corte-Real, do Instituto D. João VI)

IPEC - Telegram

Ultimos artigos

25 de Abril, 50 anos depois: Meio século de ataques à Família e à Ordem Cristã

25 de Abril, 50 anos depois: Meio século de ataques à Família e à Ordem Cristã

A «liberdade» e a «democracia», tão proclamadas no 25 de Abril de 1974, foram rapidamente engolidas pelas forças da esquerda. O «contra-golpe» do 25 de Novembro impediu que o Partido Comunista tomasse conta do Poder, mas não foi senão um recuo estratégico da Revolução para entregar os destinos do País ao socialismo e aos seus aliados da social-democracia. Portugal entrou então em lenta agonia e a Família — célula mater de toda a sociedade — foi a mas atacada de todas as instituições, conforme descreve este Manifesto.

Biblioteca

O Regicídio de 1908
O Regicídio de 1908

Este livro é obra do Professor catedrático de Coimbra, Doutor Aníbal Pinto de Castro, tendo forte conteúdo  evocativo e rara beleza literária....

Share This