18 de Julho: Padre António Vieira

18 Julho 2022

Em 18 de Julho de 1697 faleceu o maior orador sacro da língua portuguesa: o Padre António Vieira, natural de Lisboa, onde nasceu a 6 de Fevereiro de 1608.

Além dos ricos sermões em estilo barroco, o Padre António Vieira foi um grande missionário que actuou em dois grandes campos: a conversão dos indígenas e a reforma dos costumes dos portugueses.

Foi grande defensor dos escravos e dos indígenas que a ele chamavam de “Paiaçu”, ou seja, “grande pai”. 

Embora tenha vivido entre os índios, o Padre António Vieira não pregava o ecumenismo promovido pelo Sínodo da Amazónia, mas catequizava-os, tornando-os membros da Igreja e filhos de Deus.

Foi notável como Sacerdote, missionário, escritor e orador.

IPEC - Telegram

Ultimos artigos

25 de Abril, 50 anos depois: Meio século de ataques à Família e à Ordem Cristã

25 de Abril, 50 anos depois: Meio século de ataques à Família e à Ordem Cristã

A «liberdade» e a «democracia», tão proclamadas no 25 de Abril de 1974, foram rapidamente engolidas pelas forças da esquerda. O «contra-golpe» do 25 de Novembro impediu que o Partido Comunista tomasse conta do Poder, mas não foi senão um recuo estratégico da Revolução para entregar os destinos do País ao socialismo e aos seus aliados da social-democracia. Portugal entrou então em lenta agonia e a Família — célula mater de toda a sociedade — foi a mas atacada de todas as instituições, conforme descreve este Manifesto.

Biblioteca

O Regicídio de 1908
O Regicídio de 1908

Este livro é obra do Professor catedrático de Coimbra, Doutor Aníbal Pinto de Castro, tendo forte conteúdo  evocativo e rara beleza literária....

Share This