Nossa Senhora do Carmo e Santo Elias

16 Julho 2022

Fundada por Santo Elias, a Ordem dos Carmelitas é mais antiga que a própria Igreja Católica

16 de Julho é a festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de uma Ordem Religiosa mais antiga que a Igreja Católica!

Com efeito, o primeiro Carmelita foi o Profeta Santo Elias que, cerca de 900 anos antes de Cristo, reuniu um grupo de fiéis judeus no Monte Carmelo.

Unidos pela oração e estudo das Escrituras, estes Carmelitas rogavam a Deus que enviasse o seu Messias para redimir Israel.

Santo Elias combateu ferozmente um erro repetido pelo mundo moderno: o relativismo.

Isso porque os judeus tinham-se acostumado a cultuar o Deus de Moisés, patrono de Israel, simultaneamente com demónios como Baal, que prometia chuva e prosperidade e cujo culto incluía orgias e sacrifícios.

Elias foi o mais implacável inimigo do relativismo religioso e do sincretismo com os pagãos. Graças ao seu ministério o culto a Baal foi extirpado de Israel.

O seu exemplo de santidade é uma lição para aqueles que propagam o ecumenismo nos nossos dias.

IPEC - Telegram

Ultimos artigos

25 de Abril, 50 anos depois: Meio século de ataques à Família e à Ordem Cristã

25 de Abril, 50 anos depois: Meio século de ataques à Família e à Ordem Cristã

A «liberdade» e a «democracia», tão proclamadas no 25 de Abril de 1974, foram rapidamente engolidas pelas forças da esquerda. O «contra-golpe» do 25 de Novembro impediu que o Partido Comunista tomasse conta do Poder, mas não foi senão um recuo estratégico da Revolução para entregar os destinos do País ao socialismo e aos seus aliados da social-democracia. Portugal entrou então em lenta agonia e a Família — célula mater de toda a sociedade — foi a mas atacada de todas as instituições, conforme descreve este Manifesto.

Biblioteca

O Regicídio de 1908
O Regicídio de 1908

Este livro é obra do Professor catedrático de Coimbra, Doutor Aníbal Pinto de Castro, tendo forte conteúdo  evocativo e rara beleza literária....

Share This